Você já viu um cachorro correndo atrás do próprio rabo? Essa é uma cena comum e divertida, mas você sabe por que eles fazem isso? Na maioria das vezes, é apenas uma brincadeira inocente, principalmente quando eles são filhotes e estão descobrindo o mundo. Eles se divertem com essa “caça” ao próprio rabo e podem levar esse hábito para a vida adulta.
No entanto, se o cachorro nunca teve esse comportamento antes e passou a ter do nada, pode ser um sinal de tédio ou ansiedade. Nesse caso, ele pode estar tentando aliviar o estresse ou chamar a atenção dos donos. Vale apostar no enriquecimento ambiental e oferecer brinquedos e atividades para o seu pet.
Segundo a especialista em comportamento animal Mariana Castro, CEO de um grupo multidisciplinar especializado em pets, esse é um comportamento mais comum em filhotes. “Eles estão descobrindo o mundo, e podem ver o ato de correr atrás do próprio rabo como uma exploração do ambiente e do corpo. Porém, à medida que a idade avança, esse hábito pode se tornar problemático e digno de atenção”, esclarece.
A médica-veterinária comportamentalista Kátia de Martino, do Centro Veterinário Seres, acrescenta que, quando o hábito é repetido várias vezes ao dia, merece atenção do tutor. “Esse comportamento é saudável quando feito uma vez ou outra por aquele cachorro que está descobrindo o corpo e o próprio rabo. A grande diferença é quando ele faz isso várias vezes ao dia, o que pode gerar uma compulsão no futuro, podendo levar, em alguns casos, até à automutilação”, diz.
Dentre os fatores que levam os cães a correrem atrás do próprio rabo estão:
Para evitar que o pet desenvolva o comportamento compulsivo é importante proporcionar um ambiente saudável para o animal, com variedade de brinquedos e experiências, passeios e interação com outros cães. No caso daqueles que já apresentam o comportamento, uma consulta com o médico-veterinário é indispensável.
O veterinário poderá avaliar se há alguma causa física por trás do hábito e indicar o tratamento adequado. Se for um caso de ansiedade ou compulsão, o profissional poderá recomendar medicamentos ou terapias comportamentais para ajudar o cachorro a se acalmar.
Não é recomendado inibir o comportamento se ele ocorre apenas de maneira esporádica e em situações específicas, como para demonstrar empolgação. Nesses casos, o cachorro correndo atrás do rabo é uma forma de expressão natural e saudável.
Correr atrás do rabo pode ser um comportamento normal ou problemático, dependendo da frequência, da intensidade e da motivação do cachorro. Por isso, é importante observar o seu pet e buscar ajuda profissional se necessário. Os cães são animais inteligentes e sensíveis, que merecem o nosso cuidado e respeito.
Invasão de Animais no Quintal Olá amigos hoje vamos abordar sobre um tema pouco falado…
Cuidar do pelo do seu cachorro é uma parte importante do cuidado com a saúde…
Olá colegas, Hoje vamos descobrir como saber se sua calopsita está com frio e como…
Olá amigos hoje vamos falar de um assunto para aqueles que estão pensando em conseguir…
Olá colegas, primeiramente você já deve ter visto alguma vez sua calopsita abrindo asas, batendo…
Olá colegas, Há muitas pessoas que se preocupam com sua calopsita, mas um assunto pouco…