Olá colegas, Hoje vamos descobrir como saber se sua calopsita está com frio e como protegê-la no inverno .
Com isso uma coisa que seus periquitos não vão fazer é abrir a boca para falar que está com frio e aí você se pergunta será que ela está com frio?
Mas você terá que interpretar sua calopsita e observar os sinais que iramos explicar ao decorrer do artigo, isto também vale para outros tipos de aves e periquitos.
Primeiramente se você reside no Brasil na parte sul do mapa, é provável que seu periquito possa estar passando frio então saiba calopsitas sentem frio.
E até mesmo se estiver passando uma temporada fria em sua cidade você deve se atentar às condições climáticas à sua volta.
Geralmente a calopsita com frio iram ter um certo tipo de comportamento, alguns parecido com os feitos ao se preparar para a hora do sono. Alguns comportamentos incluem:
Vão ficar com as penas inchadas como se fosse um balãozinho ou uma bola felpuda
Desse modo elas fazem isso na hora de dormir e quando estão com frio, o estofamento cria um espaço entre suas penas trancando o ar quente próximo ao seu corpo enquanto o ar frio fica do lado de fora.
Logo as calopsitas incham na hora de dormir por conta da temperatura que é mais baixa durante a noite.
Então se não estiver anoite e sua calopsita estiver inchada tente verificar a temperatura do ar, tente aquecer.
Você deve tentar diferenciar se sua calopsita está apenas dormindo ou está com frio, muito periquitos dormem com apenas um pé apoiado
Sendo assim verifique quantos pés estão apoiados, se estiver apenas um provável que é apenas a hora de dormir, mas se estiver os dois pode ser que ela não quer dormir, mas está com frio.
Contudo as calopsitas também podem ficar tremendo sem para um grande indício que estão com frio, mas pode ser algum outro problema sempre procure o médico dela.
Também pode ser um sinal quando sua ave colocar o bico nas costas como se estivesse protegendo o rosto de um vento gelado
Mas também é normal fazer isso na hora de dormir. então tente interpretar.
Uma das principais preocupações durante o inverno é manter a temperatura adequada para a saúde das calopsitas.
Essas aves são originárias da Austrália, onde as temperaturas geralmente são mais altas do que as registradas no inverno em muitas partes do mundo.
Bem como a temperatura ideal para uma calopsita no inverno é em torno de 20 a 24 graus Celsius, podendo variar um pouco dependendo da preferência da ave e das condições locais.
Porém existem diversas maneiras de garantir que a temperatura em que a calopsita vive esteja adequada durante o inverno. Algumas dicas incluem:
Nesse sentido manter a calopsita em um ambiente aquecido, como uma sala com aquecimento central ou um quarto com aquecedor. É importante ter um termômetro para monitorar a temperatura do ambiente.
Utilizar uma lâmpada de aquecimento ou uma pedra aquecida para fornecer calor adicional para a calopsita. É importante verificar a temperatura da lâmpada ou da pedra regularmente para evitar superaquecimento ou queimaduras.
Cobrir a gaiola ou a área em que a calopsita vive com um cobertor para manter o calor dentro. Certifique-se de que há espaço suficiente para a circulação de ar e que a calopsita tem acesso a água e alimentos.
Durante o inverno, as calopsitas são mais suscetíveis a problemas de saúde devido às baixas temperaturas e à maior exposição a vírus e bactérias. Algumas das doenças mais comuns que afetam as calopsitas no inverno incluem:
Assim como os humanos, as calopsitas também podem contrair resfriados durante o inverno.
Os sintomas incluem espirros, tosse, corrimento nasal e letargia. É importante manter a calopsita aquecida e fornecer água e alimentos ricos em nutrientes para ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
As calopsitas também podem desenvolver asma, que é caracterizada por dificuldade para respirar e chiado no peito. A asma pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, incluindo baixas temperaturas e poeira na gaiola.
Se a calopsita apresentar sintomas de asma, é importante levá-la ao veterinário o mais rápido possível.
Se a calopsita for exposta a temperaturas muito baixas por um período prolongado de tempo, ela pode desenvolver hipotermia.
Ainda assim os sintomas incluem letargia, tremores e dificuldade para respirar. Se a calopsita apresentar esses sintomas, ela deve ser levada a um ambiente aquecido imediatamente.
As calopsitas também podem desenvolver uma variedade de doenças respiratórias durante o inverno, incluindo sinusite e pneumonia. Os sintomas incluem dificuldade para respirar, espirros, corrimento nasal e letargia.
Além disso se a calopsita apresentar esses sintomas, ela deve ser levada ao veterinário o mais rápido possível
Às vezes essas aves adoram uma visão da sua volta e dos ambientes externos
Porém fique atento quando estiver próximo a janela em um dia frio e ventoso, você pode não sentir o frio, mas seu pássaro sim.
Contudo cobrir a casa da sua calopsita com um cobertor para que fique aquecida em épocas que estão mais frias pode ser uma solução para o inverno, lembre-se de deixar uma abertura para ela respirar.
Também não deixe seu colega nas janelas, varandas e no chão, deixe sua casa aquecida dessa forma você irá proteger sua calopsita do frio.
Lembre-se os comportamentos citados aqui podem variar de pássaro para pássaro pois cada um tem sua personalidade
Assim o importante é conhecer seu pássaro e tentar compreender suas necessidades.
Fique a vontade para nos dizer como você protege sua calopsita do inverno, esperamos que tenha ajudado com nossa dica de Como saber se sua calopsita está com frio e como protegê-la no inverno .
Invasão de Animais no Quintal Olá amigos hoje vamos abordar sobre um tema pouco falado…
Cuidar do pelo do seu cachorro é uma parte importante do cuidado com a saúde…
Olá amigos hoje vamos falar de um assunto para aqueles que estão pensando em conseguir…
Olá colegas, primeiramente você já deve ter visto alguma vez sua calopsita abrindo asas, batendo…
Olá colegas, Há muitas pessoas que se preocupam com sua calopsita, mas um assunto pouco…
Olá sobretudo nosso aprendizado sobre nutrição das aves está em constante evolução e isso se…