Você já ouviu falar do cachorro Wilson? Ele é um pastor belga de 6 anos que se tornou um herói na Colômbia por ajudar a encontrar quatro crianças indígenas que ficaram perdidas na selva amazônica por 40 dias após a queda de um avião.
Quem é Wilson?
Wilson faz parte do Centro de Treinamento Canino das Forças Armadas da Colômbia e é especialista em missões de resgate, detecção de explosivos e drogas e rastreamento de pessoas. Ele recebeu esse nome porque nasceu na “Ninhada W”, onde todos os filhotes tinham nomes que começavam com essa letra.
A missão de Wilson
Em maio de 2023, Wilson participou da operação de busca pelas quatro crianças da etnia huitoto que estavam desaparecidas na floresta. Ele foi o responsável por localizar o avião destruído e os corpos dos três adultos que morreram no acidente. Mas as crianças não estavam lá.
Wilson continuou a farejar a selva, seguindo o rastro das crianças, que tinham se afastado do local da queda. Em um momento, ele se soltou da coleira que o prendia ao seu guia e desapareceu na mata.
A busca por Wilson
Durante duas semanas, mais de 100 soldados e indígenas procuraram por Wilson, sem sucesso. Eles chegaram a usar duas cadelas no cio para tentar atraí-lo, mas ele não apareceu.
Enquanto isso, as crianças conseguiram sobreviver na selva com a ajuda dos seus conhecimentos ancestrais e dos desenhos que Wilson fazia na terra com as patas. Eles contaram que o cachorro se aproximava deles, ficava um tempo e depois sumia. Eles o chamavam de “Rambo”.
O resgate das crianças
No dia 9 de junho, às crianças foram finalmente encontradas por um helicóptero militar e levadas para um hospital. Elas estavam desnutridas, desidratadas e com ferimentos leves, mas vivas.
Wilson, porém, ainda não foi encontrado. Os militares dizem que ele está vivo e que já o viram duas vezes, mas ele se assustou e fugiu. Eles esperam que ele use seu instinto de caça para sobreviver na selva, onde há onças, cobras venenosas e outros predadores.
A homenagem a Wilson
Wilson é um cachorro de talento raro e coragem extraordinária. Ele é um descendente direto do lobo e um herói de quatro patas. Ele merece ser homenageado e resgatado.
“Jamais se abandona um companheiro”, afirmam as Forças Armadas da Colômbia.